Uma proposta definida como "uma nova esplanada vigiada nos quatro cantos por quatro novos elementos: dois prédios públicos e dois espaços públicos programados" é o projeto vencedor da futura Explicação do Biobío Cívica em Concepción, Chile.
É o resultado de uma convocatória feita em fevereiro passado pela FESUR - uma subsidiária da Empresa de Ferrocarriles no sul do Chile - pelos terrenos que serão desmatadas assim que a linha férrea de Concepción for soterrada. "A eliminação da barreira ferroviária nos permite imaginar um sistema de espaços públicos e hierarquia significativos, capazes de articular a nova relação da cidade com o rio", explicaram os organizadores nas bases do concurso.
A futura Esplanada Cívica do Biobío integrará a atual Plaza España, o Edifício do Governo Regional, a Praça do Bicentenário, o Parque Bicentenário e o Parque Ribera Norte, assim como o Memorial aos Detentos Desaparecidos, o Teatro Regional Biobío, o Memorial 27F e o segundo Museu da Memória do Chile, cuja construção foi recentemente adiada.
Conheça os projetos premiados abaixo, de acordo com o comunicado oficial do concurso:
Primeiro Lugar: Álvaro Parraguez
Colaboradores: Óscar Luengo, Marcos Muñoz, Juan Carlos Arena
Estudantes: Ignacia Fuenzalida, Beatriz Harriet, Francisca Feliú
Segundo Lugar: Martín Holmes
Colaboradores: Jonathan Holmes, Andrés Battle, Roberto Holmes
Estudante: César Balcázar
Terceiro Lugar: Cristián Berríos
Colaboradores: Paz González, Simón Guzmán, Marco Aravena, Leonor Ríos, Iván Uribe, Ignacio Rojas, Cristian Dippel
Menção Honrosa: Carlos Fernández + Emanuel Astete
Menção Honrosa: Nicolás Cruz Tagle
Via FESUR.